Viver na República é fazer parte da história de São Paulo!

Poucas são as capitais que preservam a riqueza cultural de suas regiões centrais da forma como acontece na cidade de São Paulo. Prova disso é o charme e a referência criados no bairro da República, nascido em função da grande movimentação da praça que leva o mesmo nome.

Não é sem motivo que a região, que fica no coração do centro da cidade, continua a atrair tanta gente de diferentes gerações. Quem vive por ali tem a praticidade de ter todos os serviços e uma enorme variedade comercial bem perto de casa, além da facilidade de diversas linhas de ônibus para várias regiões da cidade e a estação de metrô da República, que faz parte da linha vermelha.

Além disso, o bairro une o charme de estabelecimentos e edifícios que marcaram a história da cidade e uma belíssima arborização, que teve início ainda na metade do século XIX.

O local onde hoje fica a praça da República já foi utilizado para treinamento de cavalos e também como um espaço para touradas. Veio a tornar-se uma praça com tal nome depois da proclamação da República, em 1889. Foi nessa época também que foi construída a extinta Escola Caetano Campos, um belo edifício que faz parte do patrimônio histórico da capital e hoje serve como sede da Secretária Estadual de Educação.

O bairro foi surgindo com base no movimento deste ponto turístico. Lojas de grifes renomadas, bons restaurantes e cinemas atraiam um público diversificado e de muito bom gosto.

A partir da segunda metade da década de 1940, a região ficaria ainda mais popular, com um crescente número de estudantes que se reuniam na Biblioteca Municipal, localizada no bairro da República. Várias faculdades foram criadas no entorno e permanecem na região até os dias de hoje.

Quanto à programação cultural, moradores e visitantes podem ainda aproveitar alguns estabelecimentos que reuniam grande parte dos intelectuais da cidade entre as décadas de 1940 e 1950, como o Bar Brahma, o Paribar e o cinema Marabá, que chegou a ficar fechado por um tempo, mas voltou a abrir as portas. Outro grande marco para a região e que continua a encantar os olhos de paulistanos e turistas é o Terraço Itália. Localizado no edifício que leva o mesmo nome – e que é considerado uma referência na arquitetura brasileira – o charmoso restaurante fundado na década de 1960 oferece uma das mais belas vistas da cidade.

Reconhecendo o valor que o bairro da República tem para a história de São Paulo, e como a região permanece encantando a população da capital, a incorporadora Esser prepara uma novidade para a região em breve! Fique de olho, essa pode ser uma excelente oportunidade de investimento para você!