Investir em imóveis comerciais ou residenciais?

Você resolveu comprar um imóvel para investir, mas logo vem a primeira dúvida: o que vale mais a pena, comprar uma sala comercial ou um apartamento? Onde posso ter mais lucro?

Não existe uma resposta certa e única, tudo depende do caso a caso. No entanto, vale a pena fazer uma comparação entre as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Assim você consegue ver o que se adapta melhor aos seus objetivos.

O aluguel de um imóvel comercial costuma ser mais tranquilo pela sua própria natureza. Existem contratos de locação de até 20 anos, o que garante uma renda estável por um bom período de tempo. É difícil imaginar um contrato para um imóvel residencial de um prazo tão longo – as mudanças constantes familiares podem acabar exigindo diferentes apartamentos ao longo do tempo.

No entanto, é necessário ter cautela, pois existe um risco maior no aluguel de salas comerciais – elas podem ser destinadas a empresas em início de atividade, o que traz uma instabilidade ao contrato. Existe a chance de a empresa suspender as atividades? Você corre o risco de ficar com o imóvel desocupado? São questões que devem ser ponderadas.

Ainda assim, existem diferenças no preço. Estimativas apontam que o aluguel residencial fica em 0,6% do valor do imóvel, enquanto o aluguel comercial pode chegar a 0,8%.

Uma boa localização é importante em ambos os casos, mas o locatário de uma sala comercial pode estar mais disposto a pagar mais por um imóvel bem localizado, pois o sucesso do seu negócio pode depender do ponto escolhido. No entanto, uma família também pode valorizar um imóvel próximo do trabalho dos inquilinos e da escola de seus filhos.

No caso de imóveis residenciais, existem opções com maior potencial de retorno, como os apartamentos de apenas um dormitório, tendência atual em São Paulo. São boas opções, pois o seu rendimento pode ser bem elevado.

Por essas questões, não existe uma resposta única. O importante é avaliar as opções existentes e escolher o imóvel certo para o seu bolso e que possa te trazer uma boa renda.

Por: Carolina Ruhman Sandler