Como definir o valor do seu imóvel

Existem vários fatores que podem contribuir para a valorização do seu imóvel. Avaliá-lo corretamente é essencial para quem quer investir. Portanto, confira algumas dicas importantes!

1. Pesquise o mercado
Para saber quanto vale o seu imóvel e por quanto você consegue vender ou alugá-lo, você primeiro precisa saber como anda o mercado e o valor de imóveis semelhantes. A internet é uma ferramenta maravilhosa neste sentido e você pode acessar diversos sites que trazem dados de oferta de imóveis. Assim você consegue descobrir por quanto outros imóveis andam sendo vendidos e quanto você poderia cobrar pelo seu.

2. Converse com um corretor
Além de atuar na intermediação de compra e venda de imóveis, um corretor também pode ajudar na avaliação do seu valor. O corretor pode tanto atuar fazendo uma visita e sugerindo um valor verbalmente ao proprietário, mas também é possível contratar uma avaliação, chamada de Parecer técnico de avaliação mercadológia. Este tipo de documento inclui dados da estrutura do imóvel, comparativos e informações de zoneamento e localização.

3. Veja o que é único no seu imóvel
Andares mais altos, fachadas mais atraentes, localização próxima ao metrô. Todos estes fatores podem contribuir para aumentar o valor do seu imóvel, por isso você precisa entender bem das suas qualidades (e defeitos) antes de decidir colocar um preço.

Por: Carolina Ruhman Sandler