Como alugar seu imóvel sem estresse

Quem compra um imóvel para alugar quer sempre encontrar um locatário rapidamente, para começar a receber logo a renda do aluguel e não ter mais de pagar as contas de condomínio e IPTU. Mas como garantir que o imóvel seja alugado logo e sem estresse?

Em primeiro lugar, você precisa se preocupar com o estado do imóvel. Um apartamento ou uma sala comercial com piso feito, paredes recém-pintadas e ar condicionado instalado terão maior valor percebido pelos inquilinos do que aqueles imóveis que ainda vão exigir uma reforma antes de entrar.

Ou seja: reformas e benfeitorias podem ser vistas como um investimento pelo dono do imóvel. No entanto, não se preocupe com obras estéticas. Cada um tem o seu gosto e o que agrega valor para você não irá necessariamente atrair o outro.

Também é importante conhecer o seu inquilino, pedir referências e procurar garantir que ele honrará o contrato. Outro cuidado importante é visitar o imóvel de tempos em tempos, para ver o que o locatário anda fazendo por lá – afinal de contas, o imóvel ainda é seu.

Antes do início do aluguel e após o término do contrato, é fundamental fazer uma vistoria do imóvel. Tire fotos na primeira vistoria, para você poder comparar com a situação do imóvel na sua entrega.

Além disso, acompanhe o pagamento de todas as contas e exija os comprovantes das contas em seu nome. É a única forma de garantir que o seu nome não está sujo sem o seu conhecimento. Já contas como água, luz e telefone podem ser facilmente passadas para o nome do inquilino.

São dicas simples, mas que vão garantir que você encontre um inquilino com facilidade e mantenha com ele uma boa relação. Seu imóvel agradece!

Por: Carolina Ruhman Sandler